domingo, 5 de julho de 2009

O Jasmim encantado!!!


Era uma manhã qualquer, num dia idem, quando Margaridinha com seu metro e vinte..vestida do pijama predileto..cheio de girafinhas...e uma chupeta na boca, parava diante da claridade que vinha da grande janela da cozinha da sua mãe.

Pouco abrira os olhinhos ainda sonolentos..mas já avistara dali seu "grande" pé-de-jasmim. Ele estava bem ali..árvore pomposa com flores tubulares e muito branquinhas...ainda molhadas pelo orvalho da madrugada fria da campanha.

Ela caminhou , naquele chão simples de tábua, até chegar a porta que a levaria para o quintal. Com o bracinho esticado.. enquanto o outro segura firme o ursinho de pelúcia... a ponta dos dedinhos alcança a tranca da porta que se abre. E então..ele veio...AQUELE perfume!!!!..o perfume do Jasmim encantado!!!!

O perfume daquelas flores se misturava ao aroma do café que a mãe preparava no fogão a lenha. Andando entre o fogão e a pequena mesa com o leite quentinho no bule, tirado à pouco da vaca, o ritual de todas as manhãs era quebrado pelo: BOM DIAAAAAAAA..FLORZINHAAAAAAA...DA MAMÃE!!!!!

Mamãe nem imaginava que a florzinha do jardim de Margaridinha era aquele pé de Jasmim que tanto a encantava.

E era assim que ela, a pequena menininha de um lugarejo no meio do pampa, percebia a aquele arbusto que se fazia presente na sua infancia..bem embaixo de sua sombra...em todas as tardes que brincava no pátio daquela pequena casa de madeira , onde morou com a família por algum tempo.

Mas o tempo passou.....a infancia também..e o tempo deixou para trás a pequena Margaridinha!!!

Hoje...o lugar onde morava na infância..está tão longe quanto longe ela vai buscar essa lembranças. E hoje ela sabe que é por isso... é o perfume...o perfume do "Jasmim encantado" que ela jamais vai esquecer, porque o "encantamento do perfume" que o pé... lhe oferecia... era para que um dia , ao sentir o perfume de um jasmim , ela voltasse naquela manhã qualquer, num dia idem... buscar a Margaridinha que não existe mais!

Um comentário:

  1. Que habilidade para lidar com as imegens!
    Muitos tentas, mas poucos conseguem atribuir profundidade. Parabéns...eu mergulhei no conto.

    ResponderExcluir